Uma análise do recrutamento e formação de reservistas na RMR (Região Metropolitana do Recife) e sua importância para a Mobilização Nacional.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Gregor G. A. A. de Rooy
Alexandre dos Santos Gallera

Resumo

Este estudo analisa como a Sétima Região Militar (7ª RM), subordinada ao Comando Militar do Nordeste (CMNE), gere o recrutamento e a formação de reservistas do Exército Brasileiro na Região Metropolitana do Recife (RMR). Assim, compreendemos sua importância para a Mobilização Nacional frente a uma hipotética necessidade de ampliação das capacidades do Exército na região amazônica através de sua expansão numérica e de seu envio de efetivo. Para esse fim, apontam-se as recentes instabilidades globais e regionais; e analisa-se a importância geopolítica da região Nordeste do Brasil. Em seguida, foi explorada a visão de pensadores que lidam com o tema, as leis federais e os documentos produzidos pelo Ministério da Defesa e pelo Exército Brasileiro que tratam da mobilização e do recrutamento. A partir desse exercício, concatenou-se sobre a importância do funcionamento do Serviço Militar Obrigatório (SMO) em tempos de paz, e do papel da 7ª RM no recrutamento e na formação de reservistas na RMR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DE ROOY, G. G. A. A.; GALLERA, A. DOS S. Uma análise do recrutamento e formação de reservistas na RMR (Região Metropolitana do Recife) e sua importância para a Mobilização Nacional. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 13, n. 47, p. 201-220, 23 jul. 2019.
Seção
Artigos Científicos