África e Brasil: parceria para o desenvolvimento

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Eduardo Xavier Ferreira Glaser Migon
Carlos Alexandre Geovanini dos Santos

Resumo

O objeto de pesquisa foi a visão brasileira para o espaço geoestratégico da África Subsaariana. O viés epistemológico assume que assuntos estratégicos e inserção internacional são fenômenos complexos, o que sugere um olhar interdisciplinar, com contribuições teóricas a partir da Ciência Política, Relações Internacionais, Geopolítica e Ciências Militares. Quanto à metodologia, foram analisadas a política externa brasileira e a agenda de Segurança & Defesa para a região em estudo, bem como realizada a caracterização do espaço geoestratégico, com o mapeamento dos principais atores e dinâmicas, tanto num recorte presente quanto prospectivos. Estima-se que o presente artigo possa ser útil tanto no sentido de ampliar o debate acadêmico associado à emergente questão do relacionamento Brasil-África, no âmbito da intenção do Estado brasileiro de ampliar a aproximação Sul-Sul, quanto para a introdução de novos pesquisadores em conceitos de interesse (re)emergente para a agenda internacional de Segurança & Defesa, a qual encontra no continente africano um espaço de crescentes demandas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MIGON, E. X. F. G.; SANTOS, C. A. G. DOS. África e Brasil: parceria para o desenvolvimento. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 7, n. 28, p. 35-46, 3 jul. 2013.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Eduardo Xavier Ferreira Glaser Migon, Pesquisador do Grupo de Estudos em Ciências Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutor em Ciências Militares. Doutorando em Administração.

Carlos Alexandre Geovanini dos Santos, Curso de Altos Estudos Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutorando em Ciências Militares. Mestre em Operações Militares. Especialização em Direito Internacional dos Conflitos Armados (Canadá, 2008). Bacharel em Ciências Militares.