Os impactos da formação multiétnica na liderança militar brasileira em missões de paz.
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Resumo
A presente pesquisa emergiu em meio a um mundo mais globalizado, em que a falta de diálogo entre os conceitos de universalismo e relativismo provocou aumento do número de conflitos pelo planeta, o que tem levado a Organização das Nações Unidas (ONU) a estar mais presente no panorama mundial, com a finalidade de tentar harmonizar as querelas e restabelecer a paz. Nesse contexto, o Brasil vem aumentando a participação de seus militares em missões de paz, o que exige reflexões sobre a preparação teórica e prática continuada dos recursos humanos, especialmente, no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), notadamente, no que tange ao exercício da liderança dos brasileiros em ambiente multicultural. Sob essa ótica, partindo-se de uma pesquisa bibliográfica acerca do fenômeno da liderança, em especial, sob a égide da vertente militar, elencou-se a teoria da Liderança Situacional, por sua melhor relação com os aspectos contingenciais das missões de paz, para ser impactada pelos caracteres idiossincráticos resultantes da formação multiétnica do povo brasileiro, evidenciados por autores do estado da arte e corroborados pelo Discurso do Sujeito Coletivo, recurso metodológico aplicado às entrevistas e aos questionários apresentados aos militares brasileiros e estrangeiros que tomaram parte de missões de paz, quer como Observadores Militares, quer como integrantes de Estado-Maior ou ainda compondo tropas no terreno, com vistas a se oferecer sugestões que permitam incrementar o nível de liderança do militar em missões de paz, rumo a uma liderança multicultural, promovendo reflexões que favoreçam a adoção de parcerias estratégicas entre o CCOPAB e o meio acadêmico, em que os atores envolvidos nas operações – os "soldados da paz" – tenham oportunidade de receber treinamento para desenvolver uma liderança multicultural com mais efetividade e cientificidade, sugerindo-se, inclusive, a exportação do modelo de pesquisa para outros países, ou até mesmo para estudos nas áreas de políticas e estratégias públicas brasileiras.
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