O Instituto militar de engenharia (IME) no século XXI
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente trabalho apresenta estratégias para a preparação de uma escola deengenharia militar, no caso o Instituto Militar de Engenharia (IME), paraenfrentar os desafios deste século, no contexto da acelerada evoluçãocientífica e tecnológica e de um mundo globalizado. Contemplando o ambienteatual, ele analisa a Revolução Tecnológica, o papel da educação, aspectospsicossociais, econômicos, políticos e militares, e o fenômeno da globalização.Visa, pois, a adaptação da escola ao momento da informação, sintetizado pelocrescimento exponencial da capacidade de realização do homem, mediante acriação de núcleos de pesquisa e projetos para coordenar a execução deatividades interdisciplinares. Neste ambiente, ressalta-se a importância davisão humanística como um atributo do engenheiro da atual Idade doConhecimento. São abordados tópicos relativos às tecnologias militares para ocombate contemporâneo e futuro, à futura ambiência científico-tecnológica e àinovação dual, à preparação de recursos humanos e por fim aos desafios deadaptação para que o IME possa exercer o poder do conhecimento.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Coleção Meira Mattos (CMM) está licenciada:
A partir de 2019 sob as condições do Creative Commons (CC BY 4.0)
Até 2018 sob as condições do Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
As licenças estão informadas na página de acesso do artigo e detalhadas na página Direitos Autorias desta publicação.
Copyright: O autores são os detentores do Copyright, sem restrições, de seus artigos.
Aviso
Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.