Politica Nacional de Inovação uma questão de crescimento econômico, desenvolvimento e soberania nacional

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Décio Luís Schons
Hildo Vieira Prado Filho
Juraci Ferreira Galdino

Resumo

Apesar da destacada expressão econômica, do pujante mercado interno e das diversas políticas de incentivo à inovação, como a Lei de Inovação de 2004, o Brasil apresenta indicadores de desempenho bastante modestos. Segundo o relatório de 2019 do Global Innovation Index, o País se encontra na 66ª posição na classificação mundial de inovação. Baseado em pesquisa documental e bibliográfica, busca-se explicar as razões da ineficiência do Sistema Nacional de Inovação (SNI) brasileiro. Para inspirar políticas adequadas, são apresentados exemplos bem-sucedidos de países que avançaram por meio da inovação. Também são elencados empreendimentos recentes promovidos pelo Exército Brasileiro no campo da gestão da inovação. Com base nesses estudos, são discutidas propostas a serem consideradas na definição de uma Política Nacional
de Inovação holística e de longo prazo, capaz de coordenar as ações governamentais direcionadas ao setor e de promover benefícios ao crescimento econômico, ao desenvolvimento e à Soberania Nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SCHONS, D. L.; PRADO FILHO, H. V.; GALDINO, J. F. Politica Nacional de Inovação: uma questão de crescimento econômico, desenvolvimento e soberania nacional. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 14, n. 49, p. 27-50, 21 jan. 2020.
Seção
Artigos Científicos