O perfil dos líderes estratégicos do Exército Brasileiro em seu processo de transformação

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marcos Peçanha da Cruz

Resumo

O processo de transformação do Exército Brasileiro surgiu do diagnóstico, onde se concluiu que a Força não dispunha de capacidade compatível com a rápida evolução da estatura político-estratégica alcançada pelo Brasil e na percepção da necessidade de transformar o Exército da Era Industrial para a Era do Conhecimento. O Projeto de Força do Exército (PROFORÇA) é o orientador do processo de transformação em curso na Instituição e tem como horizonte temporal para a sua completa implantação o ano de 2030, com metas intermediárias em 2015 e 2022. Como verdadeiros indutores do processo de transformação, os líderes estratégicos do Exército sabem que a renovação da mente do público interno e externo à Força é vital para a consecução desse desafiante empreendimento. Mudar pensamentos e romper com paradigmas não é uma tarefa fácil e demanda tempo, esforço e, sobretudo, um perfil agregado de um conjunto inter-relacionado de qualificações, habilidades e competências profissionais e pessoais. Essas qualificações, habilidades e competências devem estar fundamentadas em princípios e valores éticos, tornando-se essenciais para que os líderes estratégicos do Exército possam transformar a Força, em meio a um ambiente, cujo cenário se caracteriza pela incerteza, imprevisibilidade, volatilidade e ambiguidade, como é o ambiente estratégico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CRUZ, M. P. DA. O perfil dos líderes estratégicos do Exército Brasileiro em seu processo de transformação. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 9, n. 35, p. 257-270/271, 31 ago. 2015.
Seção
Artigos Científicos
Biografia do Autor

Marcos Peçanha da Cruz, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército

Cel Art Marcos Peçanha da Cruz - Possui graduação em Bacharelado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1987); mestrado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (2004); certificado de Notório Saber sob o título de Doutor em Ciências Militares certificado pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército (2008); e MBA Executivo pela Fundação Getúlio Vargas (2013). Atua principalmente no tema Defesa.