Interoperabilidade na região amazônica aplicação do método SAPEVO-M na seleção do melhor equipamento logístico a ser utilizado pelas Forças Armadas brasileiras
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O transporte intermodal é importante para o planejador logístico na região Amazônica. Seu custo de manuseio e de transbordo não pode ser excessivamente oneroso para que operações isoladas e conjuntas sejam possíveis, facilitando a interoperabilidade. Este trabalho aponta as oportunidades de melhoria nos processos de carregamento e descarregamento na Amazônia. Em sua primeira seção, é abordado o contexto geral da intermodalidade, da integração entre as Forças singulares e como esta ocorre em países desenvolvidos. Posteriormente, utilizando-se da metodologia de estudo de caso, é abordada a intermodalidade do Exército Brasileiro na Amazônia, que possui, em sua estrutura, meios de transporte rodoviário, fluvial e aéreo. Por fim, é selecionado, por meio do método multicritério de apoio à decisão SAPEVO-M, o melhor equipamento para a transposição de cargas e integração logística. O resultado obtido monstra que o modelo observado para o Exército Brasileiro pode ser estendido para outras forças singulares, resolvendo um problema logístico de integração intermodal, além de colaborar para o desenvolvimento nacional.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Coleção Meira Mattos (CMM) está licenciada:
A partir de 2019 sob as condições do Creative Commons (CC BY 4.0)
Até 2018 sob as condições do Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
As licenças estão informadas na página de acesso do artigo e detalhadas na página Direitos Autorias desta publicação.
Copyright: O autores são os detentores do Copyright, sem restrições, de seus artigos.
Aviso
Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.