A nova estrutura do sistema de ciência e tecnologia do exército e a produção de conhecimentos e inovações tecnológicas para a área de defesa

Contenido principal del artículo

Paulo César Pellanda

Resumen

Este artigo trata do Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército e da sua nova concepção, sob a ótica da sua relação com a produção de conhecimentos e inovações tecnológicas para a área de Defesa. Por meio de uma pesquisa qualitativa e exploratória e uma abordagem estruturalista para o tema, o trabalho estabelece bases conceituais que verificam as premissas consideradas no projeto de transformação do sistema e analisa as características das dinâmicas atuais da ciência e da pesquisa com vistas à produção de conhecimentos e inovações tecnológicas que justificam a transformação proposta.


Especial atenção é dedicada ao papel da Universidade, representada no caso em estudo pelo Instituto Militar de Engenharia. Desta forma, investigam-se as relações entre a ciência básica e a inovação tecnológica, estratégias de ensino e pesquisa, dinâmicas atuais da ciência e da pesquisa para a produção de conhecimentos, formas de medidas de benefícios da pesquisa científica, processos decisórios nos sistemas de pesquisa e o papel da Universidade no desenvolvimento tecnológico e processos de produção do conhecimento baseados na inter, multi e transdisciplinaridade.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Detalles del artículo

Cómo citar
PELLANDA, P. C. A nova estrutura do sistema de ciência e tecnologia do exército e a produção de conhecimentos e inovações tecnológicas para a área de defesa. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 7, n. 30, p. 183-199, 8 dic. 2013.
Sección
Artículos científicos
Biografía del autor/a

Paulo César Pellanda, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutor pela École Nationale Supérieure de l'Aéronautique et de l'Espace -França (2001), na área de Sistemas Automáticos. Mestre em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (2008). Mestre em Ciências em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), na área de Sistemas de Controle (1993). Engenheiro Militar, especialidade Elétrica, pelo IME (1989). Graduado em Engenharia Elétrica Industrial pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná (1985).