A nova estrutura do sistema de ciência e tecnologia do exército e a produção de conhecimentos e inovações tecnológicas para a área de defesa
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo trata do Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército e da sua nova concepção, sob a ótica da sua relação com a produção de conhecimentos e inovações tecnológicas para a área de Defesa. Por meio de uma pesquisa qualitativa e exploratória e uma abordagem estruturalista para o tema, o trabalho estabelece bases conceituais que verificam as premissas consideradas no projeto de transformação do sistema e analisa as características das dinâmicas atuais da ciência e da pesquisa com vistas à produção de conhecimentos e inovações tecnológicas que justificam a transformação proposta.
Especial atenção é dedicada ao papel da Universidade, representada no caso em estudo pelo Instituto Militar de Engenharia. Desta forma, investigam-se as relações entre a ciência básica e a inovação tecnológica, estratégias de ensino e pesquisa, dinâmicas atuais da ciência e da pesquisa para a produção de conhecimentos, formas de medidas de benefícios da pesquisa científica, processos decisórios nos sistemas de pesquisa e o papel da Universidade no desenvolvimento tecnológico e processos de produção do conhecimento baseados na inter, multi e transdisciplinaridade.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Coleção Meira Mattos (CMM) está licenciada:
A partir de 2019 sob as condições do Creative Commons (CC BY 4.0)
Até 2018 sob as condições do Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
As licenças estão informadas na página de acesso do artigo e detalhadas na página Direitos Autorias desta publicação.
Copyright: O autores são os detentores do Copyright, sem restrições, de seus artigos.
Aviso
Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.