O pensamento crítico e o processo decisório do comandante tático: observações participantes discentes
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O trabalho tem como objetivo geral analisar o desenvolvimento do pensamento crítico no atual processo de aprendizagem de temas táticos na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Para tanto, este estudo foi exploratório e utilizou, em seu delineamento, uma abordagem quali-quantitativa. O trabalho de campo foi realizado por meio de duas técnicas: a observação participante e o levantamento. A técnica de amostragem foi por tipicidade, contando com 117 indivíduos, alunos do Curso de Altos Estudos Militares. Em síntese, verificou-se que o processo de desenvolvimento do Pensamento Crítico na Escola carece de sistematização e de fomento na sala de aula. Ainda assim, observaram-se potencialidades que permitem seu estímulo, como ocorre nos exercícios no terreno. Parte disso se deve à “cultura do grau”. O aluno tem receio de exercitar sua criatividade por imaginar que isso pode prejudicar sua nota no Curso. Assim, tende a cristalizar soluções que lhe garantam um bom desempenho na avaliação formal. Por fim, recomenda-se a realização de estudos que verifiquem a percepção dos instrutores, que adequem ferramentas para o desenvolvimento do Pensamento Crítico e que permitam avaliar o quanto de carga-horária se deve destinar a temas táticos na Escola.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Coleção Meira Mattos (CMM) está licenciada:
A partir de 2019 sob as condições do Creative Commons (CC BY 4.0)
Até 2018 sob as condições do Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
As licenças estão informadas na página de acesso do artigo e detalhadas na página Direitos Autorias desta publicação.
Copyright: O autores são os detentores do Copyright, sem restrições, de seus artigos.
Aviso
Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.