O pensamento crítico e o processo decisório do comandante tático: observações participantes discentes

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Sérgio Ricardo Reis Matos

Resumo

O trabalho tem como objetivo geral analisar o desenvolvimento do pensamento crítico no atual processo de aprendizagem de temas táticos na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Para tanto, este estudo foi exploratório e utilizou, em seu delineamento, uma abordagem quali-quantitativa. O trabalho de campo foi realizado por meio de duas técnicas: a observação participante e o levantamento. A técnica de amostragem foi por tipicidade, contando com 117 indivíduos, alunos do Curso de Altos Estudos Militares. Em síntese, verificou-se que o processo de desenvolvimento do Pensamento Crítico na Escola carece de sistematização e de fomento na sala de aula. Ainda assim, observaram-se potencialidades que permitem seu estímulo, como ocorre nos exercícios no terreno. Parte disso se deve à “cultura do grau”. O aluno tem receio de exercitar sua criatividade por imaginar que isso pode prejudicar sua nota no Curso. Assim, tende a cristalizar soluções que lhe garantam um bom desempenho na avaliação formal. Por fim, recomenda-se a realização de estudos que verifiquem a percepção dos instrutores, que adequem ferramentas para o desenvolvimento do Pensamento Crítico e que permitam avaliar o quanto de carga-horária se deve destinar a temas táticos na Escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MATOS, S. R. R. O pensamento crítico e o processo decisório do comandante tático: observações participantes discentes. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 9, n. 34, p. 105-116/117, 9 abr. 2015.
Seção
Artigos Científicos
Biografia do Autor

Sérgio Ricardo Reis Matos, 1ª Divisão de Exército, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Major de Infantaria do Exército Brasileiro, Mestre em Relações Internacionais e Integração (UMSA-BOLIVIA), Mestre em Operações Militares (EsAO), Especialista em Manobra (USAIS-EUA), em Matemática e Estatística (UFLA) e em Língua Portuguesa (UCB-RJ). É aluno da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6978514435715957