Compra de equipamento militar e uso da força na América do Sul: aspectos políticos e históricos

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Gunther Rudzit

Resumo

O artigo tem por objetivo estabelecer se há uma corrida armamentista na América do Sul ou não. Para tanto, procura fazer uma análise das características do comércio internacional de armas, para, em seguida, avaliar o histórico dessas transações no continente. Relata também uso e a ameaça do uso da força que os governos da região fizeram ao longo da sua história, assim como os gastos totais e percentuais em relação ao PIB na área de defesa. Por fim, pondera que, apesar do histórico de rivalidades e ameaça do uso da força, os dados acerca dos gastos militares não indica que haveria uma corrida armamentista na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
RUDZIT, G. Compra de equipamento militar e uso da força na América do Sul: aspectos políticos e históricos. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 8, n. 32, p. 93-103, 10 jul. 2014.
Seção
Artigos Científicos
Biografia do Autor

Gunther Rudzit, Faculdades Rio Branco, São Paulo, SP, Brasil

Doutor em Ciência Política pela USP, Mestre em National Security por Georgetown University, Mestre em Geografia Política pela USP.

Atualmente Coordenador do curso de Relações Internacionais das Faculdades Rio Branco. Ex-Diretor da Associação Brasileira de Relações Internacionais biênios 2010-11 e 2012-13. Ex-Assessor do Ministro da Defesa em 2001-02.