A Amazônia através da mídia: a formação da opinião pública nacional em longo prazo

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Piraju Borowski Mendes
Sérgio Luiz Gomes de Melo

Resumo

Este artigo aborda a contribuição da mídia para a formação da opinião pública  brasileira acerca da Amazônia. Nesse contexto, são inicialmente articulados  fundamentos das ciências sociais e humanas que permitem compreender o  processo de formação das opiniões. Posteriormente, são descritos os papéis  históricos dos meios de comunicação impressos, os quais viabilizaram a difusão ao  público nacional das impressões colhidas por viajantes e exploradores das terras  amazônicas. Em acréscimo, são abordadas as atuais participações dos livros, da  televisão e dos jornais no reforço das impressões historicamente formuladas, bem como são discutidos os conflitos decorrentes de duas destacadas perspectivas  sobre a Amazônia: a desbravadora e a ambientalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MENDES, P. B.; MELO, S. L. G. DE. A Amazônia através da mídia: a formação da opinião pública nacional em longo prazo. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, n. 21, 11.
Seção
Artigos Científicos