A grande degeneração: decadência do mundo ocidental
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A crise econômica que se instalou no chamado mundo desenvolvido colocou em questão o modelo adotado baseado em taxas de juros baixas e crédito farto. Muitas análises foram produzidas nos últimos anos para explicar o fenômeno, geralmente a partir do pondo do de vista das teorias econômicas. Ferguson parte de outro paradigma, das relações econômicas como consequência da ação humana e das instituições, defendendo que a crise que se abateu sobre Europa, Japão e Estados Unidos tem como causa principal a estagnação do Estado Nacional e suas instituições. A partir dessa idéia, Ferguson retoma a história econômica e social para mostrar como uma sociedade desenvolvida pode se tornar estagnada e reverter de um estado de relativa riqueza em relação ao restante do mundo para um estado de dacadência sócio-econômica, tendo como principal exemplo o que aconteceu com a China a partir do século XV. O principal pressuposto do autor é que as instituições respondem em grande parte pelo sucesso de uma sociedade e é no papel que elas desempenham hoje que o cientista social deve buscar as causas para os problemas do atual momento econômico dos países desenvolvidos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
OLIVEIRA JUNIOR, M. H. G. DE. A grande degeneração: decadência do mundo ocidental. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 8, n. 32, p. 153-154, 29 ago. 2014.
Seção
Resenhas de Livros
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Coleção Meira Mattos (CMM) está licenciada:
A partir de 2019 sob as condições do Creative Commons (CC BY 4.0)
Até 2018 sob as condições do Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
As licenças estão informadas na página de acesso do artigo e detalhadas na página Direitos Autorias desta publicação.
Copyright: O autores são os detentores do Copyright, sem restrições, de seus artigos.
Aviso
Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.