As leis da guerra princípios e eficácia

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Túlio Endres da Silva Gomes

Resumo

Os princípios das leis da guerra foram desenvolvidos ao longo dos séculos, desde a Grécia antiga e Roma. Após o desenvolvimento dos fundamentos da guerra justa, durante a Idade Média e Contemporânea, e na sequência do intenso desenvolvimento do direito internacional humanitário, durante o século 19, as leis da guerra foram compiladas em diversos tratados e convenções, principalmente no século 20 . Essas regras positivas, de fato detalharam os princípios centenários do jus ad bellum - o uso legítimo da força - e as jus in bello - a conduta legal durante a guerra. Esses princípios também foram desenvolvidos no Brasil, integrados ao direito interno e a doutrina militar, durante o século 19. Paradoxalmente, esses princípios não foram capazes de evitar duas guerras mundiais, sofrimento extremo, as violações, e milhões de vítimas, notavelmente na Polônia. A maneira de fazer as leis de guerra mais eficazes, com base no uso de princípios das leis de guerra, é o problema que fundamenta e estimula a presente pesquisa. A análise desses princípios, em relação a doutrina, convenções positivas, e os tratados, levam à conclusão de que os princípios do jus ad bellum devem ser considerados como os fundamentos para o planejamento do uso da força, a partir do ponto de vista estratégico; e os princípios do jus in bello devem compor valores fundamentais sobre as regras referentes ao processo de tropas e comandantes durante os conflitos armados. Por fim, a eficácia das leis de guerra também poderia ser melhorada através da integração dos princípios mencionados com as diretivas de planeamento estratégico e doutrina militar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GOMES, T. E. DA S. As leis da guerra: princípios e eficácia. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 8, n. 33, p. 161-173, 22 dez. 2014.
Seção
Artigos Científicos
Biografia do Autor

Túlio Endres da Silva Gomes, Comando da 9ª Região Militar. Campo Grande-MS, Brasil.

Major de Cavalaria do Exército Brasileiro. Bacharel em Ciências Militares, AMAN, 1995. Bacharel em Direito, Universidade Estácio de Sá, 2003. Mestre em Oerações Militares, EsAO, 2003. Doutor em Ciências Militares, ECEME/IMM 2013. Concluiu o Curso Avençado Estratégico e Operacional na Academia de Defesa Nacional, em Varsóvia, Polônia, em 2014. Foi Comandante de Pelotão e de Esquadrão no 20o Regimento de Cavalaria Blindado em 1996-1997 e 2004-2005. Instrutor da Academia Militar das Aglhas Negras entre 1998-2002 e 2009-2010. Observador Militar das Nações Unidas no Sudão (UNMIS) em 2008-2009. Atualmente, serve como oficial de Estado-Maior no Comando da 9a Região Militar, Campo Grande, MS.