Conhecimentos de interesse da doutrina sobre antenas, radiopropagação e tecnologia de rádios HF no emprego das comunicações em operações na selva na era da informação

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maurício Henrique Costa Dias
Felipe Drumond Moraes

Resumo

As hipóteses de emprego na Amazônia têm em comum a necessidade de operar em ambiente de selva, bioma onipresente na região. Um dos principais óbices para as operações nesse cenário é a dificuldade de comunicações, muito dependente do meio rádio, seja via satélite, seja por rádios HF. Este trabalho discute potenciais conhecimentos de interesse da doutrina para a atualização das publicações doutrinárias referentes ao emprego das Comunicações por rádio HF em operações na selva. Para tal, os procedimentos adotados na prática pelas OM mais diretamente envolvidas com operações na selva foram identificados e analisados. Mais ainda, foram apresentados e discutidos conceitos técnicos pertinentes, levando em consideração o estado da técnica dos rádios da atual geração, bem como o estado da arte referente às antenas e à modelagem da propagação de ondas em ambiente de floresta. Além dos conhecimentos de potencial interesse doutrinário discutidos, complementares ao constante nos manuais, destaca-se ainda como resultado deste trabalho a confirmação da hipótese de desatualização da doutrina vigente correlata. Por fim, verificou-se também que a comunicação por rádio HF continua percebida como indispensável às operações na selva, mesmo quando a comunicação via satélite é disponibilizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DIAS, M. H. C.; MORAES, F. D. Conhecimentos de interesse da doutrina sobre antenas, radiopropagação e tecnologia de rádios HF no emprego das comunicações em operações na selva na era da informação. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 9, n. 34, p. 213-223/225, 14 maio 2015.
Seção
Artigos Científicos
Biografia do Autor

Maurício Henrique Costa Dias, Instituto militar de engenharia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Possui graduação em Engenharia de Comunicações pelo Instituto Militar de Engenharia (1992), mestrado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia (1998), e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Desde Mar 2003, é professor do Instituto Militar de Engenharia. Entre Nov 2012 e Dez 2013, realizou estágio de pós-doutorado no IMEP-LAHC do Institut Polytechnique de Grenoble - França. Em 2014, realizou o Curso de Direção para Engenheiros Militares (CDEM), um curso de especialização em Ciências Militares na Escola de Comando e Estado-Maior de Exército (ECEME). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Teoria Eletromagnetica, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas, atuando principalmente nos seguintes temas, com foco em aplicações duais para Defesa: antenas, propagação de ondas, compatibilidade eletromagnética e comunicações móveis. É membro do IEEE e da SBMO.

Felipe Drumond Moraes, Batalhão Escola de Comunicações, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Possui graduação em CIÊNCIAS MILITARES pela Academia Militar das Agulhas Negras (1993), mestrado em OPERAÇÕES MILITARES pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (2001), mestrado em ARTE E CIÊNCIA DA GUERRA pela Universidade Nacional de Defesa da República Islâmica do Paquistão (2013) e doutorado em CIÊNCIAS MILITARES pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (2011).