Território Vila Militar do Rio de Janeiro: cotidiano e historicidade sob a perspectiva das esposas de oficiais

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Werusca Marques Virote de Sousa Pinto
Regina Glória Nunes Andrade

Resumo

O artigo busca resgatar aspectos da história e do cotidiano da Vila Militar. Um bairro do subúrbio carioca, que abriga militares e suas famílias. Um espaço projetado para o aquartelamento de tropas, que vivencia, constantemente, as dinâmicas urbanas, sendo transformado e afetado pelas decisões e necessidades sociais do país. O texto aborda os conceitos de território e territorialidades para assim tratar os aspectos simbólicos e sociais que envolvem as relações e a ocupação desse espaço pelas famílias de militares. A discussão foi encadeada, buscando articular conceitos e aspectos presentes nas narrativas das esposas de militares para descrever o cotidiano desse território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PINTO, W. M. V. DE S.; ANDRADE, R. G. N. Território Vila Militar do Rio de Janeiro: cotidiano e historicidade sob a perspectiva das esposas de oficiais. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 9, n. 35, p. 393-401/403, 31 ago. 2015.
Seção
Artigos Científicos
Biografia do Autor

Werusca Marques Virote de Sousa Pinto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Psicologia Social pela UERJ trabalha com pesquisas nas áreas de cultura brasileira, cultura militar, cultura organizacional, cotidiano e produção de subjetividades. Mestre em Psicologia. Desde 2005 é docente em Instituições de Ensino Superior e atuou consultora nas áreas de Educação e desenvolvimento de talentos. Atualmente é bolsista da CAPES e participa dos grupos de pesquisa do CNPq Pesquisa Participativa e Comunidades e Territórios Sociais.

Regina Glória Nunes Andrade, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro,  Pós Doutorado na University de Paris V-René Descartes( França) e na Universidade Federal da Bahia( UFBA) e na Universidade Federal Fluminense(UFF). Professor Visitante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no qual orienta vários alunos de Mestrado e de Doutorado. Atualmente é também professora visitante da- Université de Pau Et Des Pays de LAdour, Campo de Bayonne-França. Coordenadora do Convênio UERJ -Universidade Agostinho Neto é professora convidada para o Curso de Psicologia em Luanda -Angola desde o ano de 2006 .Coordena um Projeto CAPES-COFECUB na área de Psicologia Social em conjunto com professoras do EICOS -UFRJ cuja parceira é a Univerisité de Lille 3(França) . É coordenadora dos grupos de pesquisa do CNPq Pesquisa participativa em comunidades e Territórios Sociais.