Formulação de Políticas Setoriais em Defesa Nacional e Segurança: a Gestão de Propriedade Intelectual e Inovação nas Forças Armadas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Lenilton Duran Pinto Corrêa
Beniamin Achilles Bondarczuk

Resumo

O presente artigo visa realizar uma breve análise a respeito da recente formulação de políticas públicas em defesa e segurança, na esfera do governo federal, enfocando as especificidades setoriais relativas à temática da propriedade intelectual e gestão da inovação. Através da revisão da literatura, verifica-se o amadurecimento de tais políticas, desde a criação do Ministério da Defesa até a publicação conjunta da Política Nacional de Defesa (PND), da Estratégia Nacional de Defesa (END) e do Livro Branco de Defesa Nacional (LDBN) no ano de 2013. Posteriormente, verifica-se a relação entre PND e END com outras políticas públicas, tais como a Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), o Plano Brasil Maior e a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI). Em seguida, verificam-se as normas especiais para as compras, contratações e desenvolvimento de produtos e de sistemas de defesa. Após o estabelecimento deste referencial teórico, são analisadas as Políticas de Propriedade Intelectual e Inovação propriamente ditas, no âmbito do Ministério da Defesa e das três Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), investigando-se e concluindo-se em que medida tais Políticas estão consentâneas aos objetivos e princípios fundamentais traçados pela Constituição Federal de 1988.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CORRÊA, L. D. P.; BONDARCZUK, B. A. Formulação de Políticas Setoriais em Defesa Nacional e Segurança: a Gestão de Propriedade Intelectual e Inovação nas Forças Armadas. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 9, n. 36, p. 835-848/849, 17 dez. 2015.
Seção
Artigos Científicos
Biografia do Autor

Lenilton Duran Pinto Corrêa, Centro de Avaliações do Exército - CAEx, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Centro de Avaliações do Exército, Seção de Inovação Tecnológica. Graduado em Ciências Militares (1994) e em Direito (1999). Pós-graduado em Gestão Pública (2009) e pós-graduando em Direito Militar. Membro da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI).

Beniamin Achilles Bondarczuk, Instituto Militar de Engenharia - IME, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Instituto Militar de Engenharia (IME). Doutor em Ciências Militares (ECEME) e em Engenharia de Produção (COPPE-UFRJ).