Alterações Climáticas e Securitização: a construção da dissuasão climática

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Raul Kleber de Souza Boeno
Renate Kottel Boeno
Viriato Soromenho-Marques

Resumo

Em 2015, as alterações climáticas são elevadas ao mesmo nível de ameaça que armas de destruição em massa e ataques terroristas na National Security Strategy of United States of America, fomentando discussões sobre a construção de uma das maiores ameaças do Século XXI. A pesquisa tem como objetivo identificar fatos e eventos que contribuíram para que as alterações climáticas fossem inseridas na agenda política e nos estudos sobre segurança, decorrentes de um processo de securitização em construção. Para isso, foram selecionados pontos interconectados com alterações climáticas, segurança e forças armadas, com recorte temporal entre 1945 e agosto de 2015. O corpus, formado com documentos oficiais e bibliografia de centros de referência sobre estudos de defesa e segurança da América e Europa, foi examinado utilizando como unidades de análise as propostas pela Escola de Copenhagen que tratam do processo de securitização. Os resultados apontam para: (i) recente inserção das alterações climáticas (rol das ameaças) nas principais estratégias de segurança ocidentais, dentro de um processo de securitização; (ii) possibilidade das alterações climáticas tornarem-se “potencial geradora de déficit de soberania”, legitimando futuras ações; (iii) alterações climáticas (como ameaça “militar” ou “não militar”) terão reflexos para as forças armadas (exigindo novas capacidades).

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
BOENO, R. K. DE S.; BOENO, R. K.; SOROMENHO-MARQUES, V. Alterações Climáticas e Securitização: a construção da dissuasão climática. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 9, n. 36, p. 595-605/607, 23 nov. 2015.
Seção
Artigos Científicos
Biografia do Autor

Raul Kleber de Souza Boeno, Ministério da Defesa, Brasília, DF, Brasil

Oficial de Cavalaria do Exército Brasileiro, Mestre em Operações Militares (Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais), Mestre em Comunicação (Universidade Federal do Paraná) e Doutorando em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável (Universidade de Lisboa).

Renate Kottel Boeno, Ministério da Defesa, Brasília, DF, Brasil

Oficial QCO de Pedagogia do Exército Brasileiro, Mestre em Educação (Universidade Federal do Paraná), Doutoranda em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável (Universidade de Lisboa).

Viriato Soromenho-Marques, Universidade de Lisboa, Lisboa, PO, Portugal

Licenciado em Filosofia (Universidade de Lisboa), Mestre em Filosofia Contemporânea (Universidade Nova de Lisboa) e Doutor em Filosofia (Universidade de Lisboa). Professor catedrático na Universidade de Lisboa, Coordenador do Programa de Mestrado em Filosofia da Universidade de Lisboa e docente do Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável.