Investimentos na indústria de defesa do Brasil e da Argentina os avanços e recuos dos gastos militares no século XXI

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Denis Fernandes Alves
José Álison Batista Oliveira
Susiane da Silva Bezerra
Pedro José Rebouças Filho

Resumo

A partir do século XXI os países latinos americanos têm adotado políticas que visam a modernização e inovação do aparato da indústria de defesa. As políticas de defesas dos países sul-americanos, como Brasil e Argentina, se destacam pelos investimentos e representatividade. Em vista disto, objetivou-se com este trabalho fazer um estudo comparado dos gastos militares e da indústria de defesa do Brasil e da Argentina. Onde pretendeu-se conjugar dados de ambos os países no que tange as despesas militares associando as políticas de desenvolvimento dos países em questão, através de uma revisão histórica dos avanços da indústria de defesa e suas estratégias. Os dados foram extraídos do Stockholm International Peace Research Institute (SIPRI), já o recorte temporal compreende de 2000 a 2014. Por meio dos resultados pode-se inferir que o Brasil e a Argentina têm aumentado a quantidade de investimentos nesse ramo industrial, sendo que o Brasil ainda possui níveis superiores ao argentino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ALVES, D. F.; OLIVEIRA, J. ÁLISON B.; BEZERRA, S. DA S.; REBOUÇAS FILHO, P. J. Investimentos na indústria de defesa do Brasil e da Argentina: os avanços e recuos dos gastos militares no século XXI. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 12, n. 44, p. 35-50, 13 ago. 2018.
Seção
Artigos Científicos
Biografia do Autor

Denis Fernandes Alves, Universidade Regional do Cariri - URCA, Ceará, CE, Brasil

Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Pesquisador do Grupo de Estudos em Territorialidades Econômicas e Desenvolvimento Regional e Urbano (GETEDRU). Bolsista de Iniciação Científica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

José Álison Batista Oliveira, Universidade Regional do Cariri - URCA, Ceará, CE, Brasil

Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Pesquisador do Grupo de Estudos em Territorialidades Econômicas e Desenvolvimento Regional e Urbano (GETEDRU). Bolsista de Iniciação Científica da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Susiane da Silva Bezerra, Universidade Regional do Cariri - URCA, Ceará, CE, Brasil

Graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

Pedro José Rebouças Filho, Universidade Regional do Cariri - URCA, Ceará, CE, Brasil

Mestre em Economia do Setor Público e Especialização em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisador do GETEDRU. Servidor público da Universidade Regional do Cariri (URCA). Prof. Ms. Efetivo lotado, no Dep. de Economia.