A expansão das organizações criminosas nas fronteiras da América do Sul e as iniciativas do Estado brasileiro

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Alex Jorge das Neves
Fernando José Ludwig

Resumo

Este trabalho busca discutir a expansão internacional de organizações criminosas do Brasil para a América do Sul e outros continentes, a partir de uma estratégia de dominação territorial nas prisões brasileiras e em regiões de fronteira internacional, cuja dinâmica de segurança mudou nesta periferia regional. Buscamos evidenciar os conceitos teóricos sobre as estratégias econômicas e de governança transnacional das organizações criminosas, bem como os processos de produção e comercialização do complexo coca-cocaína na América do Sul e a respectiva inclusão do Brasil neste comércio ilegal global, compreendendo também as principais políticas para desarticulação criminosa. Nesse sentido, este ensaio constitui uma abordagem diferenciada no campo das Relações Internacionais, Geopolítica e Segurança Pública, mas igualmente relevante, uma vez que teve forte impacto nas questões de segurança no Brasil, países sul-americanos e outras regiões do planeta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
NEVES, A. J. DAS; LUDWIG, F. J. A expansão das organizações criminosas nas fronteiras da América do Sul e as iniciativas do Estado brasileiro. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 16, n. 55, p. 1-24, 23 dez. 2021.
Seção
Artigos Científicos
Biografia do Autor

Alex Jorge das Neves, Universidade de Coimbra. Departamento de Relações Internacionais. Coimbra, Portugal.

Major da Polícia Militar do Estado de Goiás, Doutorando em Política Internacional e Resolução de Conflitos da Universidade de Coimbra em Portugal, Mestre em Estudos Fronteiriços pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Foi coordenador do Grupo de Trabalho de implantação do SUSP e membro da equipe de revisão do Plano Nacional de Segurança Pública na Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), Gerente da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (ENAFRON), Gerente do Projeto de Expansão dos Centros Integrados de Comando e Controle, bem como Coordenador-Geral de Políticas, Programas e Projetos Especiais da  SENASP do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Pesquisador voluntário do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF) e do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP).