Estudos sobre a presença militar terrestre o caso indiano como desafio para o Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Fernando da Silva Rodrigues
Carlos Daróz

Resumo

Esta investigação teve por objetivo analisar o caso indiano de desenho de força e da presença militar terrestre, como desafio para a permanência da estratégia da presença do Exército brasileiro. O artigo observa a dinâmica da reorganização militar indiana frente as suas ameaças e a integridade do seu território. Com relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa apoiou-se no uso de documentos localizados no India Ministry of Defence Annual Reports, The Official Home Page of the Indian Army, repositório GlobalSecurity.org, fórum britânico Intelligence Fusion/Indian geopolitics, e Army and Nation: the military and indian democracy since independence. Com o estudo do caso indiano percebe-se um modelo de organização militar terrestre fortemente voltado para a ocupação da parte Norte-Nordeste, região densamente povoada, onde se encontram as principais ameaças externas (China e Paquistão), prioritárias no planejamento de defesa, e por serem consideradas as mais significativas ameaças aos interesses nacionais e à integridade do território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DA SILVA RODRIGUES, F.; CARVALHO DARÓZ, C. R. Estudos sobre a presença militar terrestre: o caso indiano como desafio para o Brasil. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 15, n. 54, p. 333-352, 19 set. 2021.
Seção
Artigos Científicos
Biografia do Autor

Fernando da Silva Rodrigues, Universidade Salgado de Oliveira. Programa de Pós-Graduação em História. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutor em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira, coordenador do Grupo de Pesquisa História Militar, Política e Fronteiras, do CNPq, pesquisador do Centro de Estudos Estratégicos do Exército, coordenador do Grupo de Trabalho de História Militar da ANPUH-RJ, Vice Coordenador do Grupo de Trabalho de História Militar da ANPUH Nacional, e pesquisador Jovem Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ (2018-2021).

Carlos Daróz, Exército Brasileiro. Centro de Estudos e Pesquisa em História Militar do Exército. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

qDoutorando em História Social na Universidade Federal Fluminense, pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisa de História Militar do Exército.