A iniciativa Action for Peacekeeping e seu pilar do desempenho & responsabilização em operações de paz das Nações Unidas uma perspectiva brasileira

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Carlos Alberto Moutinho Vaz

Resumo

O artigo tem como objetivo principal identificar e compilar as informações referentes às ações executadas pelo Estado Brasileiro, em cumprimento aos compromissos assumidos quanto ao pilar do desempenho & responsabilização, da iniciativa Action for Peacekeeping (A4P). Para tanto, buscou-se incialmente apresentar a iniciativa A4P, contextualizando-a com o momento de seu lançamento. Posteriormente, foi realizada uma análise mais aprofundada do pilar do desempenho & responsabilização, de forma a identificar os compromissos assumidos pelas diversas partes. Na sequência, buscou-se identificar de forma pormenorizada as ações desencadeadas pelo Brasil, voltadas ao cumprimento das obrigações assumidas, a partir de dois aspectos integradores: a participação no Sistema de Prontidão de Capacidades da ONU e a capacitação de recursos humanos. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma investigação exploratória qualitativa, executada por meio de pesquisas bibliográfica e documental, complementadas por entrevistas. Como resultado, a pesquisa indicou que o Brasil vem adotando medidas concretas, que não somente cumprem os compromissos assumidos, como também permitirão ao país o envio de militares e policiais de alta performance para operações de paz futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
VAZ, C. A. M. A iniciativa Action for Peacekeeping e seu pilar do desempenho & responsabilização em operações de paz das Nações Unidas: uma perspectiva brasileira. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 16, n. 55, p. 69-86, 23 dez. 2021.
Seção
Artigos Científicos