O reflexo socioeconômico da presença militar em um município da fronteira norte Barcelos-AM e o 3º Batalhão de Infantaria de Selva

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Carlos Henrique Arantes de Moraes
Dan Milli Pereira
Tássio Franchi

Resumo

O Brasil tem 588 municípios em sua Faixa de Fronteira, alguns dos quais em regiões ainda carentes de desenvolvimento, como os localizados no Arco Norte. Diante disso, o presente trabalho se propõe a realizar um estudo de caso da presença e contribuição de uma Organização Militar do Exército Brasileiro no município de Barcelos-AM, a fim de responder aos seguintes questionamentos: como a presença do 3º BIS contribui diretamente na geração em emprego e renda do município de Barcelos-AM, em 2018? Essa presença agrega renda de forma significativa ao município? Gera empregos? É uma alternativa para a população jovem? Essas questões balizam o objetivo de entender qual é o impacto do papel do Estado em uma região distante dos grandes centros econômicos e isolados geograficamente do restante do País e como o investimento estatal promove o desenvolvimento. Nesse contexto, a pesquisa tem como método a análise de indicadores econômicos que colaboram com a composição do IDH no município de Barcelos. O trabalho está baseado em pesquisas bibliográficas, dados primários e documentos governamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ARANTES DE MORAES, C. H.; PEREIRA, D. M.; FRANCHI, T. O reflexo socioeconômico da presença militar em um município da fronteira norte : Barcelos-AM e o 3º Batalhão de Infantaria de Selva. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 16, n. 55, p. 107-132, 27 dez. 2021.
Seção
Artigos Científicos