Por um assento à alta mesa! Expressão econômica do poder nacional como fator de influência para a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rafael Soares Pinheiro da Cunha
Eduardo Xavier Ferreira Glaser Migon

Resumo

Este trabalho tem por objetivo comparar a Expressão Econômica do Poder Nacional dos países membros permanentes e de potenciais candidatos à ocupação de assento, integrando os respectivos Grupos Regionais, como fator de influência para a reforma do Conselho de Segurança. A amostra foi composta por 55 países, os quais foram divididos em grupos: Membros Permanentes e Regionais (Africano, Ásia-Pacífico, Leste Europeu, América Latina e Caribe e Europa Ocidental e outros).A Expressão Econômica foi analisada segundo os indicadores: Capacidades Materiais Nacionais, Contribuição para o orçamento regular das Nações Unidas e Produto Interno Bruto. A fim de verificar a igualdade ou diferença entre os valores médios dos grupos utilizou-se o teste ANOVA One Way e, sequencialmente, os testes de Levene e de Tukey. Encontrou-se diferença significativa entre os grupos, sendo que o Grupo Membros Permanentes detém maiores valores de média, no entanto, individualmente, países candidatos possuem índices econômicos semelhantes aos membros permanentes, podendo influenciar a perspectiva de reforma do Conselho de Segurança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PINHEIRO DA CUNHA, R. S.; XAVIER FERREIRA GLASER MIGON, E. Por um assento à alta mesa! Expressão econômica do poder nacional como fator de influência para a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 16, n. 57, p. 443-490, 29 set. 2022.
Seção
Artigos Científicos