A comunicação estratégica e a sua sistematização no Exército Brasileiro uma proposta

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Antonio Cesar Esteves Mariotti
Carlos Gabriel Brusch Nascimento

Resumo

No mundo atual, sociedades e indivíduos estão cada vez mais interconectados. O ambiente em que os acontecimentos prosperam se modifica constantemente, dificultando a elaboração de cenários e o ajuste de previsões. Essa realidade atinge não apenas as pessoas, mas também empresas e instituições. Esse ambiente representa desafios e oportunidades a serem exploradas pelas organizações, na medida em que a informação se tornou um elemento estratégico determinante. Nesse sentido, a Comunicação Estratégica tem se apresentado como a ferramenta mais adequada pelas instituições e empresas. Buscando ampliar o alcance de sua comunicação, o Exército Brasileiro, por intermédio do Estado-Maior do Exército, determinou que a 34ª turma do Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército realizasse um estudo da Comunicação Estratégica. Nesse sentido, o objetivo foi verificar a adequabilidade dessa ferramenta como vetor de consecução dos Objetivos Estratégicos do Exército Brasileiro, sistematizando e conduzindo essa atividade na Instituição. Neste artigo são apresentados alguns dos conceitos abrangidos no escopo do trabalho do CPEAEx, de forma a clarificar o tema. Posteriormente, será apresentada a proposta de sistematização da Comunicação Estratégica enviada ao EME.

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Como Citar
MARIOTTI, A. C. E.; NASCIMENTO, C. G. B. A comunicação estratégica e a sua sistematização no Exército Brasileiro: uma proposta. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 15, n. especial, p. 43-58, 27 dez. 2021.
Seção
Artigos Científicos