Investimentos em infraestrutura aeroportuária de uso dual, civil e militar, na região amazônica uma proposta de indicadores

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Steven Meier

Resumo

A infraestrutura aeroportuária em apoio às unidades militares de fronteira da região amazônica possui um caráter estratégico, ao garantir mobilidade e, principalmente, velocidade para se chegar aos recantos mais distantes do país. O objetivo deste trabalho consiste em propor indicadores para facilitar a tomada de decisão dos gestores ao investir recursos nos aeródromos da região. A metodologia adotada consistiu numa coleta de informações por meio de pesquisa documental e bibliográfica. Dados relativos aos tipos de pavimentos empregados nos diversos aeródromos, sua vida útil estimada e a data de conclusão das últimas intervenções permitiram prever a necessidade de intervenção em cada localidade. A quantidade de acidentes e incidentes aeronáuticos nos aeródromos pesquisados também subsidiou as propostas de intervenção. Finalmente, foram emitidas algumas recomendações ao Comando do Exército a fim de impulsionar o desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária em atendimento aos Pelotões Especiais de Fronteira e aumentar a segurança das operações aéreas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MEIER, S. Investimentos em infraestrutura aeroportuária de uso dual, civil e militar, na região amazônica: uma proposta de indicadores. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 15, n. especial, p. 59-84, 28 dez. 2021.
Seção
Artigos Científicos