A cultura estratégica do Brasil aplicada ao Haiti como estudo de caso uma breve interpretação

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Carlos Alberto Leite
Alexandra Sarmento Mitre

Resumo

Ao longo de sua história, a República do Haiti foi palco de constante instabilidade institucional, conviveu com corrupção, agudos problemas sociais, epidemias, terremotos, golpes, e uma conjuntura desfavorável que impediu seu desenvolvimento, sobretudo na perspectiva de direitos humanos. Em decorrência da instabilidade no País, em 2004, foi criada a MINUSTAH sob a liderança brasileira, a fim de pacificar o Estado, cujas tropas brasileiras ficaram no Haiti durante treze anos. Em outra perspectiva analítica, mas cujos objetos de estudos convergem a um ponto comum, em 1977, Snyder conceitua cultura estratégica, e a partir desse recorte diversos autores interpretaram e reinterpretaram o conceito. A partir de Snyder e dos demais teóricos que o sucederam, o artigo tem o objetivo de identificar o conjunto de variáveis com as quais as Forças Militares espelharam a cultura estratégica brasileira no Haiti. A pesquisa é descritiva, explicativa, bibliográfica e documental. As conclusões direcionam para o fato de que a cultura estratégica dos militares apresentou o seguinte perfil: ofensiva, defensiva, com traços de flexibilidade, humanidade, liderança, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LEITE, C. A.; MITRE, A. S. A cultura estratégica do Brasil aplicada ao Haiti como estudo de caso: uma breve interpretação. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 17, n. 58, p. 135-153, 31 jan. 2023.
Seção
Artigos Científicos
Biografia do Autor

Carlos Alberto Leite, Universidade Federal Fluminense. Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança. Niterói, RJ, Brasil.

Doutorando em Estudos Estratégicos em Defesa e Segurança pela Universidade Federal Fluminense (UFF);

Mestre em Políticas Públicas em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);

Graduado em Direito pela Universidade  do Estado do Rio de Janeiro (UERJ);

Curso de Direito Internacional dos Conflitos Armados pela Escola Superior de Guerra (ESG/Rio);

Autor do livro: Direito Internacional dos Refugiados e Políticas Públicas no Rio de Janeiro (2008).

Alexandra Sarmento Mitre, Pesquisadora Independente. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Graduada em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ);

Possui cursos de extensão na ECEME.