A customização de processos de avaliação de prontidão tecnológica baseados na escala TRL desenvolvimento de uma metodologia para o Exército Brasileiro

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rômullo Girardi
José Adalberto França Junior
Juraci Ferreira Galdino

Resumo

A Avaliação de Prontidão Tecnológica (APT) baseada na escala TRL é um processo que visa minimizar problemas na definição do estágio de maturação de tecnologias, bem como proporcionar uma comunicação eficiente entre especialistas, gestores e outras partes interessadas em organizações que adquirem produtos e sistemas de alto nível tecnológico. Nesse contexto, o trabalho analisa a customização do processo de APT sob a perspectiva de uma organização focal. Para tanto, utiliza-se como estudo de caso o DCT (Departamento de Ciência e Tecnologia), organização focal de uma rede de desenvolvimento de tecnologias e produtos de defesa no âmbito do Exército Brasileiro (EB). Os dados coletados foram provenientes da revisão bibliográfica (estudo de customizações feitas por organizações de referência nos cenários nacional e internacional) e de dados empíricos oriundos de programas do DCT. De posse desses dados, foi possível propor uma metodologia de enquadramento na escala TRL customizada para as especificidades do EB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GIRARDI, R.; FRANÇA JUNIOR, J. A.; FERREIRA GALDINO, J. A customização de processos de avaliação de prontidão tecnológica baseados na escala TRL: desenvolvimento de uma metodologia para o Exército Brasileiro. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 16, n. 57, p. 491-527, 28 set. 2022.
Seção
Artigos Científicos