A participação brasileira na missão multidimensional integrada das nações unidas para a estabilização da República Centro-Africana um estudo sobre sua viabilidade geopolítica

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Victor Almeida Pereira

Resumo

Recentemente, o governo brasileiro foi consultado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem realizado estudos no sentido de participar da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a estabilização da RCA (MINUSCA) com envio de tropas. Nesse contexto, o presente artigo tem por objetivo analisar a questão centro-africana, concluindo sobre sua influência na geopolítica brasileira para a África. Inicialmente, foi analisada a questão centro-africana. Em seguida, foram descritas as principais ações geopolíticas do Brasil para a África, conforme preconiza a Política Nacional de Defesa, a Estratégia Nacional de Defesa e as diretrizes de política externa do Ministério das Relações Exteriores. Por fim, relacionou-se a questão centro-africana com as ações geopolíticas do Brasil na África, a fim de se solucionar o problema proposto e no intuito de avaliar a viabilidade da participação de tropas brasileiras na MINUSCA, sob a ótica da geopolítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PEREIRA, V. A. A participação brasileira na missão multidimensional integrada das nações unidas para a estabilização da República Centro-Africana: um estudo sobre sua viabilidade geopolítica. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 13, n. 46, p. 67-82, 10 abr. 2019.
Seção
Artigos Científicos