A medicina veterinária militar brasileira em operações de paz: experiências colhidas na missão da organização das nações unidas para estabilização do Haiti

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Otavio Augusto Brioschi Soares
José Roberto Pinho de Andrade Lima
Carlos Henrique Coelho de Campos
Renata Simões Barros

Resumo

Os novos cenários de utilização das Forças Armadas por todo o mundo exigem doutrina e emprego da saúde militar cada vez mais dinâmico e abrangente, incluído aí a Medicina Veterinária militar, área do conhecimento que tem por vocação a garantia da biossegurança das operações militares, através de ações de garantia da qualidade da água e dos alimentos, de inteligência em saúde e controle de zoonoses, de defesa biológica e de gestão ambiental e de resíduos. O presente estudo objetivou realizar reflexão a cerca da contribuição da Medicina Veterinária militar brasileira nas operações de paz, com foco específico na Missão da Organização das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti, missão comandada militarmente pelo Brasil desde 2004. Através do levantamento documental e coletas de depoimentos pessoais foi possível reunir relato das ações de biossegurança praticadas pelos Médicos Veterinários do Exército enviados ao Haiti e concluir que a Medicina Veterinária tem campo de atuação abrangente que possibilita o conhecimento e a modificação do cenário sanitário das localidades em que operações militares de paz são realizadas, ações estas necessárias e decisivas para manutenção da saúde e a consequente operacionalidade dos militares empregados nestas áreas de conflito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SOARES, O. A. B.; LIMA, J. R. P. DE A.; CAMPOS, C. H. C. DE; BARROS, R. S. A medicina veterinária militar brasileira em operações de paz: experiências colhidas na missão da organização das nações unidas para estabilização do Haiti. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 7, n. 29, p. 121-129, 5 set. 2013.
Seção
Artigos