A atuação do médico veterinário militar de outras nações na Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear subsídio para modernizar a doutrina do Exército Brasileiro

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Renata Simões Barros
José Roberto Pinho de Andrade Lima

Resumo

O envolvimento da veterinária militar na resposta ao bioterrorismo está ancorado nas competências da medicina veterinária frente à Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN). Assim, o presente trabalho teve como objetivo estudar a atuação do veterinário militar de outras nações em DQBRN, identificando capacidades técnicas, competências laboratoriais necessárias para este especialista, propondo treinamentos, cursos em Nações Amigas e novos manuais doutrinários nesse campo. Trata-se de uma revisão bibliográfica, através da qual foram consultados manuais das Forças Armadas de outros países, como Estados Unidos e Portugal. Assim, foram identificadas as principais atribuições em DQBRN desenvolvidas pelo médico veterinário militar no Exército Brasileiro e em outros países. Concluiu-se que o aprofundamento no conhecimento doutrinário de outros países, somado ao desenvolvimento de atividades de cooperação internacional, potencializaria a contribuição da atividade médica veterinária militar na defesa contra os agentes QBRN.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
BARROS, R. S.; LIMA, J. R. P. DE A. A atuação do médico veterinário militar de outras nações na Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear: subsídio para modernizar a doutrina do Exército Brasileiro. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 14, n. 50, p. 151-173, 9 abr. 2020.
Seção
Artigos Científicos