Uma avaliação das ciberameaças e das migrações como desafios para a Comunidade de Segurança Pluralista da União Europeia na Ordem Mundial 2.0

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Fábio de Queiroz
Sai Felicia Krishna-Hensel

Resumo

Este artigo parte da premissa de que a União Europeia é uma Comunidade de Segurança Pluralista resultante de interações simbióticas entre variáveis materiais e ideacionais, tais como crenças, identidades, capacidades materiais, fronteiras, distribuição/percepção de poder, anarquia e polaridade, o que dá a este modelo teórico maior consistência analítica e densidade ontológica. Analisando as ameaças potenciais com que a UE está sendo confrontada e pelas externalidades negativas que elas podem gerar em um futuro próximo, somos levados a refletir sobre algumas questões paradigmáticas: a UE atingiu os limites de sua capacidade para lidar efetivamente com os desafios contemporâneos? Consequentemente, existe a necessidade de um novo plano de ação europeu coordenado sobre questões de segurança e defesa? Para verificar como a UE vem enfrentando alguns desses desafios e como eles impactam as características definidoras da UE como uma Comunidade de Segurança Pluralista, a cibersegurança e a migração foram selecionadas como nossos objetos de análise por serem bons exemplos de problemas transnacionais com os quais o sistema internacional contemporâneo está sendo confrontado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DE QUEIROZ, F.; KRISHNA-HENSEL, S. F. Uma avaliação das ciberameaças e das migrações como desafios para a Comunidade de Segurança Pluralista da União Europeia na Ordem Mundial 2.0. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 14, n. 51, p. 279-303, 11 ago. 2020.
Seção
Artigos Científicos