O papel das parcerias estratégicas para o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa brasileira os programas FX-2 e Guarani

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Fernanda Cristina Nanci Izidro Gonçalves
Lorena Toffano Ferreira

Resumo

A Estratégia Nacional de Defesa (END) trata sobre a necessidade do desenvolvimento tecnológico por meio de parcerias estratégicas, tornando possível o desenvolvimento e a transferência de tecnologia sensível para a Base Industrial de Defesa (BID) brasileira. Certos avanços ainda não podem ser alcançados de forma autônoma pelo Brasil, por isso a necessidade do estabelecimento de parcerias estratégicas, que possuem como principal objetivo o aprofundamento de um relacionamento bilateral. O presente artigo se propõe a analisar dois programas estratégicos brasileiros em andamento no âmbito das Forças Armadas, sendo eles: o projeto F-X2 e o Guarani. Para orientar a análise e atingir os objetivos, utiliza-se o conceito de Grande Estratégia, a Teoria do Poder Estrutural e o Institucionalismo Neoliberal. Como metodologia, faz-se uso de estudos de caso para, posteriormente, apresentar uma ótica geral sobre os benefícios da cooperação em defesa para a BID nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
NANCI IZIDRO GONÇALVES, F. C.; TOFFANO FERREIRA, L. O papel das parcerias estratégicas para o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa brasileira: os programas FX-2 e Guarani . Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 15, n. 52, p. 1-20, 16 out. 2020.
Seção
Artigos Científicos