Negociações entre governos na exportação de produtos de defesa principais óbices e uma oportunidade para a diplomacia de defesa.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Márcio Dantas Avelino Leite
Álvaro Vasconcelos Studart

Resumo

O objeto da pesquisa foi encontrar oportunidades de melhoria para a sistemática de condução de acordos de exportação de produtos de defesa brasileiros na modalidade governo-a-governo. A Diplomacia de Defesa envolve o uso da estrutura de defesa em tempos de paz, como uma ferramenta de política externa e de segurança, tendo, como um de seus campos práticosa conquista de mercados para a Indústria de Defesa. O trabalho encontra seu arcabouço científico na escola inglesa das relações internacionais, para a qual a Diplomacia é uma das instituições de sua sociedade internacional. Metodologicamente, optou-se por um estudo de caso de duas negociações conduzidas no Ministério da Defesa no ano de 2015. Foram analisados os principais óbices enfrentados naquelas negociações,considerandoo arcabouço jurídico nacional e a carência de estruturas e garantias ágeis, discutindo-seoportunidades de melhoria para o modelo nacional de comércio internacional de produtos de defesa. A guisa de contextualização, além de um breve enquadramento teórico, foi ainda realizado um panorama das estruturas dos quatro principais países exportadoresde materiais de defesa para a condução de negociações de contratos no setor. Por fim, conclui-se pela necessidade da criação de uma estrutura capaz de coordenar os diversos atores estatais ou não, que deem o respaldo e as garantias necessárias às negociações governo a governo e contribua para o fortalecimento da BID brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LEITE, M. D. A.; STUDART, ÁLVARO V. Negociações entre governos na exportação de produtos de defesa: principais óbices e uma oportunidade para a diplomacia de defesa. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, v. 12, n. 45, p. 117-127, 8 dez. 2018.
Seção
Artigos Científicos
Biografia do Autor

Márcio Dantas Avelino Leite, Gabinete do comandante do Exército, Brasília, DF, Brasil

O Tenente-Coronel de Artilharia Márcio Dantas exerce atualmente a função de Comandante do 16º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, sediado em São Leopoldo - RS. Além dos cursos regulares da carreira, possui os cursos de o curso de Estado-Maior Conjunto e o Curso de Diplomacia de Defesa, realizados na Escola Superior de Guerra. Como oficial de Estado-Maior, compôs o Estado-Maior Conjunto do Centro de Coordenação de Defesa de Área da sede Curitiba para a Copa do Mundo de 2014 e foi coordenador do Departamento de Produtos de Defesa da Secretaria de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa. (márcio.dantas.leite@gmail.com).