Nosso sistema de avaliação pares é o duplo-cego, sendo realizado majoritariamente por avaliadores externos. Dependendo do tema do artigo submetido ou se necessário uma terceira avaliação, podem ser convidados membros da equipe editorial ou pesquisadores vinculados a instituição editora para participar da avaliação.

O processo de revisão da Coleção Meira Mattos é composto de quatro pontos de avaliação e uma recomendação, detalhados a seguir:

1) O artigo é original e possui aderência ao foco e escopo do periódico?

A originalidade aqui é tratada de forma expandida. Buscamos artigos que, além de não terem sido publicados anteriormente, tragam novas contribuições para a área de Defesa e/ou das Ciências Militares. O conteúdo deve ter a capacidade de fomentar o debate do assunto proposto no artigo e estar dentro do foco e escopo da CMM. 

2) O texto está bem organizado e apresentado?

Os objetivos do artigo devem estar claros e seu desenvolvimento apresentado de forma adequada aos resultados descritos. É importante que o revisor valide a abordagem metodológica, a apresentação do texto e a qualidade das fontes, análises e conclusões apresentadas. A literatura apontada deve ser pertinente.

3) Aspectos positivos do artigo.

Campo para descrição livre pelo revisor dos aspectos positivos. 

4) Aspectos negativos do artigo e sugestões opcionais para melhorias.

Campo para descrição livre pelo revisor dos aspectos negativos, podendo incluir sugestões de melhorias. 

RECOMENDAÇÃO

Após a revisão os avaliadores devem apresentar aos editores uma dentre seis diferentes opções:

Aceitar: artigo sem necessidade de alterações, pronto para seguir para as demais etapas do processo editorial.

Correções obrigatórias: indica que são necessárias somente pequenas correções que podem ser aprovadas pelo editor, não sendo necessário retornar ao revisor.

Submeter novamente para avaliação: indica necessidade de correções consistentes, sendo necessário retornar para uma nova rodada de avaliação.

Submeter para outra revista: para artigos que, no entender do editor, não estão totalmente ajustados ao foco e ao escopo do periódico.

Rejeitar: quando não estão totalmente ajustados ao foco e ao escopo do periódico. 

Ver comentários: se nenhuma das opções acima forem suficientes para expressar sua avaliação, o revisor pode deixar comentários detalhados para o editor.

O objetivo principal da revisão por pares é prover informações ao editor para que ele possa tomar uma decisão, sendo também fundamental para ajudar os autores a melhorar seus artigos ao ponto que se tornem adequados a comunicação de suas pesquisas para a comunidade científica.