As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Como Está Esta Relação na Cidade de Rio Bonito, RJ?

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Mário Eduardo Coutinho de Oliveira
Sônia Regina Mendes dos Santos

Resumo

As tecnologias sempre ajudaram a resolverem problemas e na educação não é diferente. Em toda parte a encontramos em secretarias, salas de professores, coordenação e supervisão escolar, mas, nas salas de aula nem sempre encontramos. A tecnologia pode multiplicar as possibilidades das práticas pedagógicas, permitindo os conteúdos programáticos das matérias ministradas em sala de aula sejam lúdicos e atraentes para os alunos. E no município de Rio Bonito, seria deferente? Uma cidade localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro, onde se pesquisou a situação do uso das tecnologias nos anos finais do Ensino Fundamental. Esse município congrega escolas urbanas, periféricas e rurais. O principal interesse foi conhecer como vem ocorrendo a integração das TIC nas práticas pedagógicas dos professores do Ensino Fundamental II das escolas públicas municipais de Rio Bonito.

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Como Citar
Coutinho de Oliveira, M. E., & Mendes dos Santos, S. R. (2022). As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Como Está Esta Relação na Cidade de Rio Bonito, RJ?. REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO, 7(1), 1-11. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/10875
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Mário Eduardo Coutinho de Oliveira, Fundação Osorio

Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá; Pós-graduado em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Redes de Computadores e Internet pela Universidade Veiga de Almeida e em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Física pela Faculdade de Humanidades Pedro II. Professor da Fundação Osorio, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Sônia Regina Mendes dos Santos, Universidade Estácio de Sá

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo realizado Pós-Doutorado em Educação na Universidade de São Paulo; Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ, Brasil