Ensino Remoto Emergencial em Tempos de Pandemia: A Percepção de Alunos do Ensino Médio e Técnico Integrado no Uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Bruna Oliveira Rosa
Leonardo Luís Costa e Silva Giorno

Resumo

O presente trabalho tem como intuito apresentar os principais resultados de pesquisa exploratória sobre o ensino remoto emergencial realizado com 279 alunos do Ensino Médio Profissionalizante de uma escola da rede pública federal do Rio de Janeiro, durante a pandemia da Covid-19. Os alunos, que utilizavam o ambiente virtual de aprendizagem, apontaram limitações no acesso e dificuldade na aprendizagem, além de indicar caminhos para o aperfeiçoamento do ensino remoto. A compreensão dos diversos fatores que envolvem esta modalidade de ensino servirá como subsídio para os professores e gestores aperfeiçoarem o ensino, propiciando uma melhor aprendizagem para os alunos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Rosa, B. O., & Costa e Silva Giorno, L. L. (2022). Ensino Remoto Emergencial em Tempos de Pandemia: A Percepção de Alunos do Ensino Médio e Técnico Integrado no Uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem . REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO, 7(1), 12-30. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/10950
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Bruna Oliveira Rosa, Fundação Osorio

Administradora pela Universidade Estadual de Montes Claros, Mestre em Engenharia de Transportes pela COPPE/ UFRJ e Doutoranda em Administração pela PUC Rio. Já atuou na TTA & A Consultoria em Transportes, com trabalhos de consultoria em empresas nacionais e multinacionais. Atuou, também, como professora e coordenodara no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Logística e Estratégia. Atualmente é professora na Fundação Osorio na área de Administração.

Leonardo Luís Costa e Silva Giorno, Fundação Osorio

Doutorando e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e graduado em Filosofia - Licenciatura pela PUC-Rio. 1º Tenente do Exército Brasileiro R2, atuando na área do magistério como professor da Fundação Osorio, onde é orientador do Departamento de Relações Internacionais e do modelo diplomático das Nações Unidas (FOMUN). Coordenador das disciplinas de Ética, Filosofia e Sociologia e coordenador do curso Técnico de Administração da Fundação Osorio. Integra o Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação da PUC-Rio. Tem interesse sobre Ensino de Filosofia, Psicologia da Aprendizagem e Ensino Médio, pesquisando atualmente sobre motivação para aprender e práticas parentais.