Análise das Estratégias Didáticas Desenvolvidas na Disciplina Ciências a Partir das Percepções dos Estudantes

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Érica Cavalcanti de Albuquerque Dell Asem
Maria de Fátima Alves de Oliveira

Resumo

Estamos vivenciando a era da pós-verdade o que tem levado a um ceticismo generalizado e um descrédito na Ciência. O reflexo desse movimento negacionista está chegando às escolas que precisam lidar com o processo de alfabetização científica desses estudantes imersos nessas questões. A compreensão da Ciência e de seus processos é essencial para a participação dos jovens nesta sociedade.A seleção de estratégias didáticas adequadas possibilita a motivação e interesse que pode contribuir com a construção de aprendizagem pelos alunos. Este estudo tem por objetivo discutir as percepções de estudantes do 6 º ano do ensino fundamental a respeito de diferentes estratégias didáticas desenvolvidas nas aulas de Ciências ao longo do ano letivo de 2022. A pesquisa, de caráter descritiva, com abordagem qualitativa, foi realizada através de um questionário semiestruturado aplicado aos alunos de uma escola pública federal no município do Rio de Janeiro. Os resultados mostram que a maioria dos estudantes avalia as aulas de laboratório e a Feira de Ciências como estratégias motivadoras para o aprendizado das Ciências. Porém, o trabalho em grupo, que ocorre em projetos para Feira de Ciências ou outras propostas similares, é um limitador dessa motivação, visto que muitos estudantes consideram um desafio esse tipo de dinâmica. Percebe-se que as propostas que envolvem o ensino tradicional também são mal avaliadas pelos estudantes, por serem entediantes e sem relação com o mundo que os cerca. Assim sendo, este trabalho mostrou-se importante para trazer a reflexão sobre a percepção dos estudantes sobre as diferentes estratégias didáticas, podendo discutir e propor atividades que venham ao encontro das competências específicas das Ciências da Natureza previstas na BNCC, levando em consideração os fatores motivacionais para os estudantes, propiciando a formação de jovens críticos e conscientes das demandas de nossa sociedade moderna.

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Como Citar
Dell Asem, Érica C. de A., & Alves de Oliveira, M. de F. (2023). Análise das Estratégias Didáticas Desenvolvidas na Disciplina Ciências a Partir das Percepções dos Estudantes. REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO, 8(1), 139-155. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/12237
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Érica Cavalcanti de Albuquerque Dell Asem, Fundação Osorio

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Concluiu o programa de mestrado em ensino de Ciências - modalidade Biologia - pelo Programa Interunidades da Universidade de São Paulo (USP) tendo defendido sua tese em 2010. Atualmente cursa o Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Ensino de Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Desde 2014, leciona Ciências e Biologia na escola pública federal Fundação Osorio (Rio de Janeiro, RJ)

Maria de Fátima Alves de Oliveira, Fundação Oswaldo Cruz

Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFRJ (1977), bióloga (modalidade Genética) pela UFRJ (1978), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996) e Doutorado em Ensino de Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (2008). Professora de Ciências da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (1985-2003;1986-2013) - Aposentada nas duas matrículas.. Docente permanente, atuando como colaborador, voluntária, no Programa em Ensino em Biociências e Saúde (lato e stricto sensu - IOC/Fiocruz- CAPES 7,0) no Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental - LAPSA. Atuou como Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UNIFOA/RJ, 2010-2018). Atuou como Docente do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (RJ) durante 4 décadas (1978-2018). Com experiência na área de Educação, Ensino de Ciências, Meio Ambiente e Biologia, trabalhando com os seguintes temas: Educação/Avaliação, Prevenção/Saúde e Ensino de Nutrição, Meio Ambiente e Saúde, Recursos didáticos, Formação de Professores e Metodologias Ativas.Linhas de pesquisa: Ensino-aprendizagem em Biociências e Saúde (Mestrado Acadêmico e Doutorado) e Elaboração e Avaliação de Recursos Educativos para o Ensino (Mestrado Acadêmico e Profissional).Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/3047876834714077ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1906-5643