A compreensão das metodologias ativas e das tecnologias digitais para a prática docente de hoje

  • Andréa Carvalho de Castro Albuquerque Exército Brasileiro
Palavras-chave: metodologias ativas, tecnologias digitais de informação, comunicação, prática pedagógica, educação básica

Resumo

Após esclarecimento sobre o funcionamento do ensino formal no contexto pandêmico, este texto orientado pelas perguntas de como como fazer para o aluno participar e se motivar, de como fazer a escola se apropriar de competências digitais, problematiza a compreensão sobre metodologias ativas e tecnologias digitaispara o saber-fazer do professor. Para isso, prioriza o saber pedagógico para discutir as metodologias ativas como uma concepção de aprendizagem a ser escolhida. Da mesma forma, discorre sobre as tecnologias digitais de informação e comunicação, sinalizando-as como um fenômeno da cibercultura e privilegiando o saber pedagógico para embasar uma opção metodológica consciente. Por fim, traz o incrementode metodologias com tecnologias como possibilidade para um projeto pedagógico atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Carvalho de Castro Albuquerque, Exército Brasileiro

Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana.Pedagoga

Publicado
2021-12-15
Como Citar
de Castro Albuquerque, A. C. (2021). A compreensão das metodologias ativas e das tecnologias digitais para a prática docente de hoje. Revista Científica Fundação Osorio (ISSN:2526-4818), 6(1), 38-54. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/8917