Propostas para elaboração de requisitos em projetos de sistemas de defesa uma aplicação em novos desenvolvimentos de mísseis de cruzeiro
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo apresenta propostas para elaboração de requisitos relacionados aos projetos de sistemas de defesa, tomando como aplicação para os próximos desenvolvimentos de mísseis de cruzeiro. Com base no histórico do míssil Tomahawk, recomenda-se interações entre a organização patrocinadora do empreendimento e engenheiros de desenvolvimento em um processo de ajustes e adequações entre a expectativa inicial do usuário, o nível de maturidade tecnológica e capacidades industriais nacionais. Essa tarefa pode prover análises aprofundadas e soluções para assessorar tecnicamente as autoridades nas tomadas de decisão, envolvendo projetos de engenharia relacionados à defesa nacional. Ainda, uma nova classe de requisitos, os requisitos zero, é criada e caracterizada por conter uma demanda imutável oriunda da autoridade decisora, afetando, decisivamente, características finais do produto. Por fim, são sugeridos complementos ao texto dos requisitos, de maneira a melhor compreender os desejos do usuário e possibilitar previsão de prazos e dos recursos materiais, financeiros e humanos demandados.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Coleção Meira Mattos (CMM) está licenciada:
A partir de 2019 sob as condições do Creative Commons (CC BY 4.0)
Até 2018 sob as condições do Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
As licenças estão informadas na página de acesso do artigo e detalhadas na página Direitos Autorias desta publicação.
Copyright: O autores são os detentores do Copyright, sem restrições, de seus artigos.
Aviso
Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.