Territorializando o "novo" e (re)terrotorializando os tradicionais: a cibernética como espaço e recurso de poder

Autores

  • Walfredo Bento Ferreira Neto Academia Militar das Agulhas Negras, Resende, RJ, Brasil

Palavras-chave:

cibernética, Cibernética. Espaço. Recurso de Poder. Territorialização. Fronteira-ponto.Cybernetics. Cyberspace. Border-point., espaço, recurso de poder, territorialização, Fronteira-ponto

Resumo

Este artigo aborda a cibernética como recurso de poder e um espaço em si (o ciberespaço). Quanto a este, revisitando o processo de ocupação das dimensões tradicionais – terrestre, marítima, aeroespacial – e suas transformações pelo poder, deparou-se com o fenômeno da territorialização, abrangendo, agora, o domínio cibernético, que por ser originariamente rede e espaço, demanda um novo tipo e forma de fronteira: a “fronteira-ponto”, resultante da capacidade tecnológica acumulada historicamente. Mais que isso, como originalidade, a “fronteira-ponto” traz para o sistema internacional a configuração de uma nova fase da Teoria das Fronteiras e a exigência de novas delimitações político-jurídicas. Vista como recurso, a cibernética acelera o fluxo informacional, altera o cálculo convencional de equilíbrio do poder e aumenta a capacidade de monitoramento e armazenamento de informações utilizada na (re)territorialização das dimensões expostas à globalização. Ainda como meio à disposição da política, a cibernética pode ser utilizada para a guerra. Além da observação e da construção hipotético-dedutiva, realizou-se uma investigação bibliográfica e documental, nacional e estrangeira, com ênfase em políticas públicas. Conclui-se que o “saber pensar” geopolítico, com sua respectiva aplicação no (e a partir do) ambiente cibernético, torna-se relevante para os formuladores de políticas na área de defesa e de estratégia, especificamente com relação às possibilidades advindas desse “novo” recurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walfredo Bento Ferreira Neto, Academia Militar das Agulhas Negras, Resende, RJ, Brasil

Professor de Relações Internacionais e de Geografia da AMAN. Mestre em Estudos Estratégicos pelo INEST/UFF.

Downloads

Publicado

2014-03-17

Como Citar

FERREIRA NETO, Walfredo Bento. Territorializando o "novo" e (re)terrotorializando os tradicionais: a cibernética como espaço e recurso de poder. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, [S. l.], v. 8, n. 31, p. 7–18, 2014. Disponível em: https://ebrevistas.eb.mil.br/RMM/article/view/368. Acesso em: 12 fev. 2026.