Territorializando o "novo" e (re)terrotorializando os tradicionais: a cibernética como espaço e recurso de poder
Contenido principal del artículo
Resumen
Este artigo aborda a cibernética como recurso de poder e um espaço em si (o ciberespaço). Quanto a este, revisitando o processo de ocupação das dimensões tradicionais – terrestre, marítima, aeroespacial – e suas transformações pelo poder, deparou-se com o fenômeno da territorialização, abrangendo, agora, o domínio cibernético, que por ser originariamente rede e espaço, demanda um novo tipo e forma de fronteira: a “fronteira-ponto”, resultante da capacidade tecnológica acumulada historicamente. Mais que isso, como originalidade, a “fronteira-ponto” traz para o sistema internacional a configuração de uma nova fase da Teoria das Fronteiras e a exigência de novas delimitações político-jurídicas. Vista como recurso, a cibernética acelera o fluxo informacional, altera o cálculo convencional de equilíbrio do poder e aumenta a capacidade de monitoramento e armazenamento de informações utilizada na (re)territorialização das dimensões expostas à globalização. Ainda como meio à disposição da política, a cibernética pode ser utilizada para a guerra. Além da observação e da construção hipotético-dedutiva, realizou-se uma investigação bibliográfica e documental, nacional e estrangeira, com ênfase em políticas públicas. Conclui-se que o “saber pensar” geopolítico, com sua respectiva aplicação no (e a partir do) ambiente cibernético, torna-se relevante para os formuladores de políticas na área de defesa e de estratégia, especificamente com relação às possibilidades advindas desse “novo” recurso.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
La Colección Meira Mattos está licenciada
A partir de 2019 bajo condiciones Creative Commons (CC BY 4.0)
Hasta 2018 bajo condiciones Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
Las licencias se enumeran en la página de acceso al artículo y se detallan en la página de Derechos de autor/a de esta publicación.
Copyright: Los autores son los titulares de los derechos de autor, sin restricciones, de sus artículos.
Notifiación
Para cualquier tipo de reutilización o distribución, usted debe dejar claro a terceros los términos de la licencia a que se encuentra sometida esta obra.