A estratégia da presença à luz do conceito de estratégia e suas raízes no imaginário do pessoal militar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52781/cmm.e011

Palavras-chave:

exército, presença, estratégia, doutrina, amazônia

Resumo

Costuma-se falar muito da estratégia da presença, mas ela tem sido objeto de pouquíssimos estudos. O presente artigo pretende contribuir nesse sentido mediante o estabelecimento dos antecedentes históricos da presença, seguido da apresentação das diversas definições de estratégia e da análise da noção da presença como estratégia de acordo com tais conceitos, a fim de validar ou não sua elevação à condição de estratégia por si mesma. Segue-se uma abordagem de caráter conjectural em virtude de o assunto estar impregnado no imaginário dos oficiais do Exército e, portanto, eivado de significativo grau de subjetivismo. A metodologia seguida foi simples: uma análise histórica, para levantar e compreender os fatos passados relacionados como o assunto e sua importância, seguida de uma análise conceitual, para averiguar a coerência da estratégia da presença com o conceito de estratégia. Uma conclusão incita os responsáveis pelo pensamento estratégico a darem preferência à lógica em vez de aos aspectos ilusórios do imaginário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Oliveira Lopes Serrano, Exército Brasileiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Coronel de cavalaria, formado pela Academia Militar das Agulhas Negras em 1977.

Cursou a EsAO em 1986 e a ECEME em 1993-94. Foi estagiário do Collège Interarmées de Défense em Paris, França, em 1997-98. Serviu como adjunto da 2ª Seção do Comando Militar da Amazônia e do Adido do Exército junto à Embaixada do Brasil nos Estados Unidos. Comandou o 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado e o 3º Regimento de Carros de Combate. Transferido para a reserva em agosto de 2008, sua última função no serviço ativo foi subcomandante da Escola de Comando e Estado Maior do Exército.

Publicado

2021-12-13

Como Citar

SERRANO, Marcelo Oliveira Lopes. A estratégia da presença à luz do conceito de estratégia e suas raízes no imaginário do pessoal militar. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, [S. l.], v. 15, n. especial, p. 1–13, 2021. DOI: 10.52781/cmm.e011. Disponível em: https://ebrevistas.eb.mil.br/RMM/article/view/7343. Acesso em: 12 fev. 2026.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)