Conflitos futuros e a organização do Exército
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O artigo visa a demonstrar a inconveniência da ideia de que, em função de a guerra ter assumido uma suposta nova natureza, insurrecional e irregular, o Exército poderia organizar-se apenas com meios leves de combate, podendo prescindir de meios variados e pesados, aptos ao conflito convencional, que, segundo essa mesma ideia, não teriam mais reais possibilidades de ocorrer.
A questão é analisada segundo dois enfoques:
- qual é o grau de leveza das forças que enfrentaram operações de guerra recentemente?
- a tendência dos conflitos atuais confirmaria a impossibilidade futura de ocorrência de guerras convencionais entre estados?
No primeiro enfoque, constata-se que as tropas leves, empregadas em conflitos irregulares, não são, na realidade, tão leves como o que o Exército Brasileiro considera como tal, e que os meios pesados não deixaram inteiramente de ter função neste tipo de conflito. No segundo enfoque, após discorrer sobre o que renomados cientistas políticos concluíram a respeito das causas das guerras, verifica-se que estas causas não foram erradicadas do relacionamento internacional, portanto, não haveria razões objetivas e racionais para descartar a possibilidade de ocorrência delas.
Na conclusão, ressalta-se a necessidade de o Exército organizar-se para atuar em toda a amplitude do espectro dos conflitos, devido à impossibilidade de se saber, de antemão, em que grau de gravidade os nossos interesses essenciais poderão ser ameaçados futuramente.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Coleção Meira Mattos (CMM) está licenciada:
A partir de 2019 sob as condições do Creative Commons (CC BY 4.0)
Até 2018 sob as condições do Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
As licenças estão informadas na página de acesso do artigo e detalhadas na página Direitos Autorias desta publicação.
Copyright: O autores são os detentores do Copyright, sem restrições, de seus artigos.
Aviso
Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.