A customização de processos de avaliação de prontidão tecnológica baseados na escala TRL desenvolvimento de uma metodologia para o Exército Brasileiro
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A Avaliação de Prontidão Tecnológica (APT) baseada na escala TRL é um processo que visa minimizar problemas na definição do estágio de maturação de tecnologias, bem como proporcionar uma comunicação eficiente entre especialistas, gestores e outras partes interessadas em organizações que adquirem produtos e sistemas de alto nível tecnológico. Nesse contexto, o trabalho analisa a customização do processo de APT sob a perspectiva de uma organização focal. Para tanto, utiliza-se como estudo de caso o DCT (Departamento de Ciência e Tecnologia), organização focal de uma rede de desenvolvimento de tecnologias e produtos de defesa no âmbito do Exército Brasileiro (EB). Os dados coletados foram provenientes da revisão bibliográfica (estudo de customizações feitas por organizações de referência nos cenários nacional e internacional) e de dados empíricos oriundos de programas do DCT. De posse desses dados, foi possível propor uma metodologia de enquadramento na escala TRL customizada para as especificidades do EB.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Coleção Meira Mattos (CMM) está licenciada:
A partir de 2019 sob as condições do Creative Commons (CC BY 4.0)
Até 2018 sob as condições do Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
As licenças estão informadas na página de acesso do artigo e detalhadas na página Direitos Autorias desta publicação.
Copyright: O autores são os detentores do Copyright, sem restrições, de seus artigos.
Aviso
Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.