A participação brasileira na missão multidimensional integrada das nações unidas para a estabilização da República Centro-Africana

um estudo sobre sua viabilidade geopolítica

Autores

  • Victor Almeida Pereira Academia Militar de Agulhas Negras - AMAN, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22491/cmm.a004

Palavras-chave:

República Centro-Africana, Operações de paz, ONU, Geopolítica, África Ocidental

Resumo

Recentemente, o governo brasileiro foi consultado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem realizado estudos no sentido de participar da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a estabilização da RCA (MINUSCA) com envio de tropas. Nesse contexto, o presente artigo tem por objetivo analisar a questão centro-africana, concluindo sobre sua influência na geopolítica brasileira para a África. Inicialmente, foi analisada a questão centro-africana. Em seguida, foram descritas as principais ações geopolíticas do Brasil para a África, conforme preconiza a Política Nacional de Defesa, a Estratégia Nacional de Defesa e as diretrizes de política externa do Ministério das Relações Exteriores. Por fim, relacionou-se a questão centro-africana com as ações geopolíticas do Brasil na África, a fim de se solucionar o problema proposto e no intuito de avaliar a viabilidade da participação de tropas brasileiras na MINUSCA, sob a ótica da geopolítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-04-10

Como Citar

PEREIRA, Victor Almeida. A participação brasileira na missão multidimensional integrada das nações unidas para a estabilização da República Centro-Africana: um estudo sobre sua viabilidade geopolítica. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, [S. l.], v. 13, n. 46, p. 67–82, 2019. DOI: 10.22491/cmm.a004. Disponível em: https://ebrevistas.eb.mil.br/RMM/article/view/1434. Acesso em: 12 fev. 2026.