O emprego das Forças Armadas no combate ao crime organizado

o caso mexicano

Autores

  • Pedro Augusto Da Cas Porto Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
  • Luiz Fernando Coradini Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Rio de Janeiro-RJ, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6450-7914

DOI:

https://doi.org/10.22491/cmm.a016

Palavras-chave:

Securitização, Forças Armadas, Narcotráfico, México, Escola de Copenhague

Resumo

Os Estudos de Segurança Internacional receberam um grande impulso com as ideias surgidas no âmbito da Escola de Copenhague. Destaca-se, nesse sentido, o desenvolvimento do conceito de “securitização” dos mais diferentes temas que se constituam em uma ameaça ao Estado. Nesse sentido, a questão do narcotráfico, devido à sua abrangência e potencial de comprometimento da ordem estatal, vem passando por um processo de securitização em diversas regiões do mundo. O México é um dos países que mais vem sofrendo com a ação do crime organizado ligado ao narcotráfico e encontrou no emprego de suas Forças Armadas uma resposta a essa ameaça. Dessa forma, o presente estudo tem o objetivo geral de analisar o emprego das Forças Armadas Mexicanas no combate ao crime organizado. Além disso, apresenta os objetivos intermediários de (a) analisar o processo de envolvimento das Forças Armadas no combate ao crime organizado sob a ótica da securitização do tema, (b) analisar o papel do tráfico de entorpecentes como comprometedor do ordenamento social e político mexicano e (c) estudar os antecedentes históricos desse emprego no caso mexicano. Por fim, o estudo conclui sobre a pertinência dos conceitos de securitização no caso mexicano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Augusto Da Cas Porto, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

http://lattes.cnpq.br/7092274152161487

Publicado

2019-10-31

Como Citar

PORTO, Pedro Augusto Da Cas; CORADINI, Luiz Fernando. O emprego das Forças Armadas no combate ao crime organizado: o caso mexicano. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, [S. l.], v. 13, n. 48, p. 267–282, 2019. DOI: 10.22491/cmm.a016. Disponível em: https://ebrevistas.eb.mil.br/RMM/article/view/2130. Acesso em: 12 fev. 2026.