O terrorismo e o direito internacional dos conflitos armados: novos desafios

Contenido principal del artículo

Carlos Eduardo Machado Gouvêa

Resumen

Terrorismo é qualquer ato que tem a intenção de causar morte ou sério dano a civis ou não combatentes com a finalidade de compelir um governo ou organização internacional a fazer ou se abster de fazer algum ato. Porém, há cerca de cento e sessenta definições para o termo terrorismo e, devido às diversas abordagens político-ideológicas sobre o tema, um consenso sobre sua definição ou sobre quem são os terroristas dificilmente será esclarecida completamente.


O Direito Internacional dos Conflitos Armados (DICA) é um conjunto de normas de origem consuetudinária que remontam às leis da guerra aplicadas nos primórdio das relações entre as comunidades e que foram gradativamente positivadas com duas finalidades básicas:a limitação aos meios e métodos usados nos conflitos armados e a proteção de certas categorias de pessoas: os que não são combatentes, basicamente os civis, e os que deixaram de combater.


Essa proteção às pessoas que não tomam parte nas hostilidades baseia-se no princípio da distinção de quem é combatente e de quem não é.


Na medida em que os alvos de um ataque terrorista são pessoas civis, esse é o primeiro princípio do DICA diretamente afrontado pelo terrorismo. Mas não o único.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Detalles del artículo

Cómo citar
GOUVÊA, C. E. M. O terrorismo e o direito internacional dos conflitos armados: novos desafios. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, n. 25, 14 jul. 2012.
Sección
Artículos
Biografía del autor/a

Carlos Eduardo Machado Gouvêa, Comandante do 6º Batalhão de Engenharia de Construção, Boa Vista, RR, Brasil

LATTES: https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4466060J9

Oficial da arma de Engenharia, do Quadro do Estado-Maior da Ativa do Exército Brasileiro. Possui graduação em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1990), títulos de mestrado pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército (1998) e pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (2006). Atua em Direito Internacional Humanitário, tratados internacionais, desminagem humanitária e Operações de Paz. Atualmente, é Comandante do 6º Batalhão de Engenharia de Construção, Batalhão Simón Bolivar, em Boa Vista – RR.