A política de defesa do Brasil no século XXI
Contenido principal del artículo
Resumen
O século XXI se descortina marcado por antagonismos e incertezas latentes. Nesse sentido, as nações têm procurado ajustar as suas políticas de defesa com os seus reais interesses no âmbito interno e externo e com o desenvolvimento de capacidades para se contrapor às ameaças emergentes. O Brasil passou, ao longo das últimas duas décadas, por reformulações no que diz respeito à sua Política de Defesa. Recentemente, no ano de 2012, com a emersão do Livro Branco de Defesa Nacional e com as atualizações da Política e da Estratégia Nacional de Defesa, esta questão parece ter ganho novo fôlego. O contexto atual, em que o país procura se afirmar como potência regional e se projetar cada vez mais no cenário internacional, reforça a importância do tema. Todavia, o país deve enfrentar alguns desafios importantes no futuro, como a proteção da Amazônia Azul e das reservas de água doce, a condução de grandes eventos e a busca do assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Nesse sentido, o presente trabalho pretende analisar a atual situação da Política de Defesa do Brasil, verificar a relevância que lhe é atribuída e inferir a importância que esta Política tem para a Grande Estratégia brasileira.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
La Colección Meira Mattos está licenciada
A partir de 2019 bajo condiciones Creative Commons (CC BY 4.0)
Hasta 2018 bajo condiciones Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
Las licencias se enumeran en la página de acceso al artículo y se detallan en la página de Derechos de autor/a de esta publicación.
Copyright: Los autores son los titulares de los derechos de autor, sin restricciones, de sus artículos.
Notifiación
Para cualquier tipo de reutilización o distribución, usted debe dejar claro a terceros los términos de la licencia a que se encuentra sometida esta obra.