A expansão das organizações criminosas nas fronteiras da América do Sul e as iniciativas do Estado brasileiro
Contenido principal del artículo
Resumen
Este trabalho busca discutir a expansão internacional de organizações criminosas do Brasil para a América do Sul e outros continentes, a partir de uma estratégia de dominação territorial nas prisões brasileiras e em regiões de fronteira internacional, cuja dinâmica de segurança mudou nesta periferia regional. Buscamos evidenciar os conceitos teóricos sobre as estratégias econômicas e de governança transnacional das organizações criminosas, bem como os processos de produção e comercialização do complexo coca-cocaína na América do Sul e a respectiva inclusão do Brasil neste comércio ilegal global, compreendendo também as principais políticas para desarticulação criminosa. Nesse sentido, este ensaio constitui uma abordagem diferenciada no campo das Relações Internacionais, Geopolítica e Segurança Pública, mas igualmente relevante, uma vez que teve forte impacto nas questões de segurança no Brasil, países sul-americanos e outras regiões do planeta.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento 4.0.
La Colección Meira Mattos está licenciada
A partir de 2019 bajo condiciones Creative Commons (CC BY 4.0)
Hasta 2018 bajo condiciones Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
Las licencias se enumeran en la página de acceso al artículo y se detallan en la página de Derechos de autor/a de esta publicación.
Copyright: Los autores son los titulares de los derechos de autor, sin restricciones, de sus artículos.
Notifiación
Para cualquier tipo de reutilización o distribución, usted debe dejar claro a terceros los términos de la licencia a que se encuentra sometida esta obra.