‘Não é uma prioridade’ uma análise da prevenção do terrorismo em Portugal
Contenido principal del artículo
Resumen
O objetivo deste estudo é compreender os mecanismos subjacentes às operações de luta contra o terrorismo em Portugal, com destaque para o seu quadro de prevenção. A escolha deste estudo de caso foi motivada pelo facto de Portugal, apesar de ter escapado a grandes ataques terroristas no período subsequente ao 11 de Setembro, ter de defender a sua própria estratégia de combate ao terrorismo devido ao facto de ser membro da União Europeia. Neste sentido, foram realizadas entrevistas de elite com o objetivo de determinar as componentes do quadro preventivo português no que diz respeito ao terrorismo, como está alinhado com os padrões da União Europeia e como tem prevenido diferentes formas de terrorismo. As principais conclusões deste estudo demonstram que existe um esforço negligenciável em Portugal na prevenção do terrorismo, o que se justifica pela pouca importância da ameaça terrorista em Portugal, mas também pela excessiva securitização desta questão. Este estudo oferece reflexões tanto para a pesquisa quanto para a prática.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento 4.0.
La Colección Meira Mattos está licenciada
A partir de 2019 bajo condiciones Creative Commons (CC BY 4.0)
Hasta 2018 bajo condiciones Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
Las licencias se enumeran en la página de acceso al artículo y se detallan en la página de Derechos de autor/a de esta publicación.
Copyright: Los autores son los titulares de los derechos de autor, sin restricciones, de sus artículos.
Notifiación
Para cualquier tipo de reutilización o distribución, usted debe dejar claro a terceros los términos de la licencia a que se encuentra sometida esta obra.